BlackFriday é um termo conhecido mundialmente e diz respeito à época do ano em que todas as marcas fazem uma ação promocional que acontece na última sexta de novembro. Este dia acaba por inaugurar a temporada oficial de compras de Natal.
Mas se queremos ter sucesso nas nossas ações promocionais temos de preparar bem este dia, para que consigamos cativar a atenção do público e ter sucesso com as campanhas.
Dados que reforçam a importância desta data para a sua marca:
No ano passado, em 2022, as compras online de Black Friday aumentaram em 2.9% comparativamente ao ano anterior. Em 2021 os proprietários de lojas no Shopify fizeram 6,3 bilhões de dólares em vendas entre a Black Friday e a Cyber Monday, um aumento de 23% relativamente a 2020.
Além disso, alguns estudos afirmam que determinadas lojas online obtêm até 30% da sua faturação anual no fim de semana da Black Friday e Cyber Monday.
Estes dados reforçam a ideia de que esta data não pode mesmo ser ignorada e deve ser bem planeada, de forma a alavancar as vendas da tua marca.
Quando devo começar a preparar a minha Black Friday?
Uma boa campanha deve ser preparada com antecedência, para que tudo esteja pronto e a trabalhar em perfeitas condições, desde a sua base de dados de e-mail, às ofertas da sua marca, à otimização do seu site, entre muitos outros. Além disso, é importante apostar nas estratégias certas.
Estratégias de sucesso para a sua Black Friday:
1 – Partilhe os preparativos das campanhas
Se for “levantando o véu” de algumas novidades da Black Friday irá fazer com que as pessoas fiquem entusiasmadas e com vontade de comprar os seus artigos.
Estes sneak peeks podem ser partilhados, por exemplo, em e-mail marketing e nas redes sociais. Partilhar nas redes sociais pode ajudar na facilidade de comunicação com o cliente, uma vez que este poderá interagir com as novidades de forma mais imediata.
2 – Prepare a sua base de dados para e-mail
Antes da Black Friday foque-se em aumentar a sua base de dados, desta forma, no dia de vender, terá mais contactos e, consequentemente, mais pessoas a ver as suas promoções.
Além disso, nutrir a sua lista de email é muito importante, uma vez que fica com recursos reforçados e um novo canal preparado para comunicar com quem o acompanha regularmente.
3 – Envolva os seguidores com Códigos QR antes da Black Friday na sua loja física (no caso de ter uma)
Os Códigos QR podem ser utilizados para conectar o online e o offline. Os clientes da loja física podem ser enviados para a loja online através do código QR, para que possam aproveitar descontos, vales, ofertas, etc.
Os códigos QR servem também para a captação de contactos. Pode preparar ofertas para lançar na loja física que, para serem resgatadas, o utilizador deve ceder o seu contacto. Dessa forma, o cliente que estava apenas na loja física passará a estar na loja online e, poderá receber, por exemplo, emails com as novidades da loja.
4 – Ofereça portes grátis
As pessoas não gostam de pagar portes, por isso, pode aproveitar a Black Friday para oferecer os portes num determinado período de tempo ou a partir de compras de determinado valor.
Ao deixar a oferta disponível por um curto período de tempo conseguirá trabalhar urgência e, consequentemente, garantir que as pessoas aproveitam a sua oferta. Se optar por oferecer os portes em compras superiores a determinado valor conseguirá aumentar o seu carrinho médio.
5 – Crie urgência
O gatilho mental da urgência consiste em incentivar os clientes a tomarem uma ação rápida (como a compra de um produto), devido ao facto da oferta ser limitada ou de curta duração, por exemplo.
Como já referimos, a criação de urgência pode ter muitas vantagens. Quando as promoções estão disponíveis apenas num curto período de tempo é criada uma necessidade de urgência.
Esta necessidade leva a que as pessoas aproveitem a oferta imediatamente, evitando que elas se esqueçam das suas promoções porque ainda tinham bastante tempo para as aproveitar.
6 – Programas de fidelidade
Os consumidores em época de Black Friday podem não ser consumidores em outras épocas do ano. Um estudo realizado pela Shopify revelou que para 64% das revendedoras, os clientes obtidos durante a Black Friday têm uma vida útil menor do que em qualquer outra época do ano.
Desse modo, são precisas estratégias de marketing para fidelizar o cliente obtido durante este dia. É importante também garantir que o cliente tem uma boa experiência nesta época, o que leva a que ele se sinta valorizado e não pense que é apenas mais uma venda. Uma excelente forma de o fazer é entregando mais do que o esperado. Seja arrojado!
7 – Otimização do Site
A otimização do seu site/loja online é muito importante para que os clientes encontrem a página na web e para que não existam problemas a nível de desempenho quando os consumidores estiverem a comprar os artigos.
A otimização é feita através do uso de palavras-chave que os consumidores podem usar quando procuram pelos artigos que querem comprar. Não se esqueça que o seu website ou loja online deve estar adaptado para mobile, dado que o número de pessoas a comprar/pesquisar pelo telemóvel tem vindo a aumentar.
8 – Redes sociais
Pode parecer simples, mas muitas vezes as redes sociais não são utilizadas da forma correta para promover as campanhas de Black Friday.
Comece por preparar as suas redes sociais para receberem pessoas novas, deixando claro quem é, o que faz e como se diferencia dos restantes. Um dos pontos mais importantes nesta fase é ter uma biografia otimizada.
Partilhe todas as suas campanhas de Black Friday nas redes sociais e aposte em tráfego pago: lembre-se que se o seu conteúdo não é visto, é o mesmo que se ele não existisse de todo.
Se mesmo depois deste artigo continuar com dúvidas, não se preocupe, entre em contacto connosco. Nós ajudámo-lo com todo o processo para que possa ter uma excelente campanha e com os melhores resultados!