Perspectivas futuras da Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) já tem mais de 60 anos, mas nunca ganhou tanto destaque como nos últimos anos. A popularidade da Inteligência artificial tem sido impulsionada pelo aparecimento de ferramentas como o Chatgpt, a realidade virtual e as assistentes virtuais (como a Siri ou a Alexa, por exemplo).

A Inteligência Artificial tem transformado a forma como as empresas trabalham, oferecendo soluções mais eficientes e personalizadas e especialistas acreditam que isto irá mudar completamente o paradigma digital nos próximos anos.

Curioso sobre como a IA está a afetar o mundo neste momento? Lê até ao fim e descobre quais são as suas implicações futuras.

A controvérsia associada à Inteligência Artificial

Este tem sido um tema bastante controverso. Uns acreditam que a maior parte das profissões atuais serão completamente automatizadas num futuro relativamente próximo e, por isso, sentem-se ameaçados por ela, ignorando todos os seus benefícios. Por outro lado, existem aqueles que recebem a IA de braços abertos, ignorando todos os riscos que lhe estão associados.

Recentemente, Elon Musk (fundador da Tesla e da SpaceX) assinou uma carta aberta, em conjunto com outros especialistas, a favor da suspensão do desenvolvimento da IA durante um período de 6 meses, para que seja feita uma análise dos seus perigos. Mas porquê agora?

Impacto da Inteligência Artificial

Existem inúmeras ferramentas de IA que permitem agilizar e facilitar o nosso dia-a-dia. É verdade que o Chatgpt (por exemplo), facilita bastante o trabalho de um copywriter, é um grande amigo se estás a fazer trabalhos académicos e pode ser um ótimo aliado na construção de um site.

No caso do Marketing e Design a Inteligência Artificial é capaz de automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas. No Marketing Digital automatizações podem ser usadas para ajustar e personalizar as campanhas de acordo com as preferências dos clientes, gerar relatórios e análises, bem como identificar tendências de mercado. Já no design, IA ajuda na criação de logos, designs de materiais e outros elementos visuais, economizando tempo e recursos.

Alerta: Profissões em Risco de desaparecer

No entanto, nem tudo são benefícios. Vários estudos indicam que uma percentagem significativa das profissões do futuro ainda não existe. Em contrapartida, grande parte das profissões atuais já tem vindo a sentir o impacto do desenvolvimento da IA. Uma pesquisa recente feita pela OpenAI (criadores do Chatgpt), afirma que 80% das carreiras atuais poderia ser afetada pela inteligência artificial. Nesta pesquisa, é apresentada uma lista de profissões que poderão vir a ser completa ou parcialmente substituídas, e qual o seu eventual grau de exposição (apresentado em percentagens de 0-100%). Algumas profissões que constam nesta lista com um grau de exposição de 100% são:

  • Matemáticos
  • Contabilistas
  • Assistentes Administrativos
  • Escritores e Autores
  • Web Designers

Outra pesquisa realizada pela Goldman Sachs afirma que 300 milhões de empregos no mundo inteiro estão sujeitos às ameaças da IA.

Benefícios muitos, mas com regulamentação

Isto significa que as ferramentas de Inteligência Artificial deveriam ser totalmente descartadas?

NÃO. É irrefutável o facto de que a tecnologia tem evoluído e vai continuar a evoluir e a fazer parte do nosso quotidiano, ajudando-nos a melhorar e otimizar processos nas mais diversas áreas. A IA continuará de forma transformadora e com soluções infinitas a mudar a forma como as empresas trabalham tornando-as mais eficientes e especializadas. Uma combinação equilibrada de tecnologia com o fator humano nos diferentes níveis da nossa vida pessoal e profissional pode tornar o nosso dia-a-dia mais fácil, ágil e simples. No entanto, é imperativo que as medidas de regulamentação da sua utilização sejam asseguradas, de forma a reduzir significativamente todos os riscos associados ao seu desenvolvimento.

Surpreendido pelo que a Inteligência Artificial pode fazer? Já utilizas alguma ferramenta de IA no teu negócio? Deixa-nos um comentário sobre o assunto!

Marta Marques

Marta Marques

Fundadora da The Maker. Conta com mais de 15 anos de experiência em marketing e gestão de grandes marcas.

Artigos similares:

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes. Para saber mais informações conheça a nossa politica de privacidade