Aprenda a digitalizar o teu negócio

Vivemos numa era digital e, quer queiramos, quer não, temos que nos adaptar a essa realidade. Quem não está no digital tende a desaparecer.  E não, não precisas de ter um negócio gigante para estar online, se tens um negócio local podes (e deves!) ter uma presença digital. 

Lê neste artigo o passo a passo para perceberes como podes digitalizar o teu negócio e alavancar os teus resultados! 

Passo 1. Pesquisa

O que é que os teus concorrentes estão a fazer? Estão no LinkedIn ou no Instagram? Estão a fazer diretos no Facebook e a vender imenso? Analisa alguns concorrentes para saber o que está a acontecer no seu mercado.

“Mas os meus concorrentes não estão online”. Então serás o pioneiro! Serás o primeiro a arriscar e certamente destacar-se-á da concorrência. Se os teus concorrentes não estão no digital estarás um passo à frente de todos eles. 

Procura também entender como funcionam as redes sociais e as suas potencialidades. Pesquisa sobre anúncios, marketing digital, redes sociais, conteúdo que se deve abordar nas redes sociais, entre outros. 

Passo 2. Define estratégias e objetivos

Tal como para um negócio físico, um lançamento digital requer estratégia. 

Define objetivos SMART:

» específico: o que é que queres fazer?

» mensurável: como é que podes medir o sucesso deste objetivo?

» atingível: consegues atingir este objetivo?

» realista: este objetivo é realista? 

» tempo/prazo: em quanto tempo é que pretendes alcançar este objetivo?

Algo importante que deves pensar é a que público queres chegar, para assim definiresas redes sociais em que vais marcar presença.  

Poderás começar por marcar presença em apenas uma rede social e ir evoluindo até chegar a outras redes, ou então poderás começar a trabalhar mais que uma rede ao mesmo tempo, se tiveres as condições para tal.

Passo 3. Planeia

Depois de realizada a pesquisa e definidas as estratégias é necessário planear. Tal como tiveste que planear o seu negócio físico, também terás que planear o seu lançamento no digital.  

Responde às seguintes questões nesta fase: 

» Que redes sociais é que vou começar a trabalhar primeiro?

» Qual é o meu orçamento? 

» Consigo fazer isto sozinho ou preciso de contratar alguém novo ou uma agência especializada na área? 

» Em quanto tempo é que pretendo estar online? 

Deve perceber se tu, ou alguém da sua equipa, tem capacidade para lidar com este processo, caso contrário o ideal será contratar alguém novo ou uma agência. É importante recordar que as redes sociais são fantásticas, mas apenas quando são bem trabalhadas.

De seguida, deves definir datas concretas para começar a trabalhar as redes sociais.

Passo 4. Implementa

Arregaça as mangas e põe as mãos na massa! 

Tenta controlar as tuas expectativas: há coisas que não vão correr assim tão bem e isso é perfeitamente normal, o importante é não desistir e continuar a testar, seja diferentes conteúdos, formatos, entre outros. 

Sê paciente: os resultados não aparecem de um dia para o outro

Passo 5. Não pares nunca

Depois de implementares a tua presença no digital continua a evoluir: cria um website, aposta em mais redes sociais e chega a mais pessoas.

Além disso, mantém-te atualizado e procura adaptares-te às mudanças constantes nas redes sociais. 

Se mesmo depois deste artigo continuares com dúvidas entra em contacto connosco: podemos ajudar-te com todo este processo, para que possatirar o melhor partido do mundo digital!

Rodrigo Mota

Rodrigo Mota

Gestor Júnior de Projetos Digitais da The Maker. É um dos nossos especialistas em Marketing Digital e conta com 1 ano de experiência.

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